Venda casada de cartão de crédito com seguro é ilegal

Venda casada de cartão de crédito com seguro é ilegal! O consumidor pode optar por não contratar seguro no cartão de crédito.

O seu cartão de crédito tem seguro cobrado mensalmente na sua fatura? Caso a sua resposta seja afirmativa é possível que tenha sido vítima de venda casada, cuja prática é ilegal e condenada pelos órgãos de proteção ao consumidor. O consumidor não pode ser obrigado a adquirir um seguro opcional no cartão de crédito, pois se trata de dois produtos distintos.

O seguro no cartão de crédito NÃO pode ser um produto de contratação obrigatória nos cartões de crédito.

Caso o Sr. (a) não contrate o seguro poderá ser responsabilizado em caso de fraude com seu cartão de crédito.
Tal afirmação é utilizada constantemente por vendedores de seguros para forçar o consumidor a aceitar a contratação do seguro. Esse tipo de afirmação é FALSA, o consumidor não pode ser responsabilizado em caso de fraude (a exceção é caso a transação tinha sido feita mediante a senha pessoal e intransferível), a segurança do meio de pagamento é uma responsabilidade do banco administrador.

Por exemplo, se o cartão de crédito tiver sido fraudado em uma compra pela internet, a responsabilidade é da administradora e não do consumidor. Mesmo que o consumidor não tenha contratado seguro, ele não pode ser responsabilizado pela fraude.

O seguro só vale a pena se cobrir transações realizadas mediante coação. No Brasil são raros os seguros que oferecem esse tipo de cobertura.

Há também os seguros que oferecem proteções além do cartão de crédito. O “Bolsa Protegida”, por exemplo, oferece cobertura em caso de roubo, ele inclusive indeniza o consumidor em caso de perda do celular, por exemplo. Como o Brasil é um país violento, tal produto pode ser interessante para o consumidor.

É importante salientar, no entanto, que a contratação do seguro não pode ser obrigatória, mesmo que o produto apresente um custo-benefício, a decisão de contratar ou não sempre cabe ao titular. A venda casada é ilegal!

Importante: É considerado ilegal a venda casada apenas de seguros que gerem custo adicional para o consumidor. Algumas bandeiras oferecem seguros gratuitamente em viagens, aluguel de veículos, etc como benefício da variante do cartão de crédito.