Digio VISA oferecerá ELO como segunda bandeira gratuita

Indo na contramão do Nubank MasterCard, o Digio não pretende cobrar anuidade de quem aderir ao programa de pontos e milhas aéreas, que será integrado ao Livelo.

O Banco CBSS – uma joint venture do Banco do Brasil e do Bradesco – pode usar o Cartão de Crédito Digio para aumentar, consideravelmente, a emissão da bandeira ELO no Brasil. O cartão que é controlado pelo celular e conta, atualmente, com a bandeira VISA, poderá oferecer aos seus clientes uma segunda bandeira, o ELO, com isso deve aumentar consideravelmente o número de emissões e, assim, fazer frente com a bandeira VISA e MasterCard, principais concorrentes da bandeira nacional. A empresa já anunciou a meta ambiciosa de emitir mais de 1 milhão de cartões até 2017.

Digio é um cartão de crédito VISA 100% gerenciado pelo smartphone, desde a solicitação até o pagamento da fatura (divulgação)

Digio é um cartão de crédito VISA 100% gerenciado pelo smartphone, desde a solicitação até o pagamento da fatura (divulgação)

Para estimular a solicitação da nova bandeira o Banco CBSS pode adicionar um programa de fidelidade ao cartão Digio, que seria integrado ao Livelo. Não se sabe ao certo se a instituição oferecerá a migração opcional da bandeira VISA para ELO ou se ela vai oferecer um cartão com a segunda bandeira com limite compartilhado com a primeira.

bandeira-do-cartao-elo

Por exemplo, os clientes do Digio VISA poderão solicitar um segundo cartão gratuito com a bandeira ELO. Mas, para ganhar pontos e milhas a transação precisará ser processada com o cartão Digio ELO, as transações com o cartão Digio VISA não devem pontuar. O que tornará a bandeira brasileira atrativa, estimulando seu uso pelos consumidores.

É importante ressaltar que a empresa não pretende fazer a migração forçada de bandeira, quem já tem a bandeira VISA poderá continuar com ela. A solicitação do ELO será opcional, hoje a bandeira brasileira já é aceita em mais de 2 milhões de estabelecimentos em todo o Brasil.

No segundo semestre de 2016 a bandeira ELO também passou a ser aceita no exterior através de uma parceria com a Discover, terceira maior bandeira de cartões do mundo. Com isso ele passou a ter aceitação em mais de 185 países.

Embora a informação ainda não tenha sido confirmada oficialmente pela instituição, essa pode ser a estratégia da empresa para concorrer com as bandeiras internacionais. Vale lembrar que a Caixa Econômica Federal, Bradesco e o Banco do Brasil já estão investindo forte no ELO, além da internacionalização a empresa já criou até programa de fidelidade e acesso a lounges em aeroportos para tornar o plástico ainda mais atrativo.