Sacar dinheiro do cartão de crédito pode sair sem juros

No Itaú os primeiros 10 dias de cada mês são isentos de juros, entenda como funciona.

Alguns bancos e administradoras de cartões de crédito estão oferecendo aos seus clientes 10 dias sem juros por mês para sacar dinheiro usando a função “crédito”, a isenção dos juros é disponibilizada pelo Itaucard do Banco Itaú a todos os clientes, ela vale apenas para os primeiros dez dias de cada mês/fatura. Caso o pagamento do valor sacado seja feito em, no máximo, 10 dias corridos o cliente ficará livre dos juros, só terá que pagar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Saque Cartão de Crédito

Nos caixas eletrônicos é possível sacar dinheiro usando o cartão de crédito. Em alguns casos, sem juros! (divulgação)

Para que a isenção seja concedida o pagamento do saque emergencial precisa ser realizado em, no máximo, 10 dias corridos após o saque.

Para quem pretende sacar dinheiro sem juros, nossa recomendação é que faça isso perto do fechamento da fatura para que o valor do saque já seja lançado na fatura e, assim, o cliente tenha a isenção dos juros do rotativo pela utilização dessa modalidade.

Importante: A isenção dos juros é válida apenas para o primeiro saque de cada mês, desde que o valor seja pago em, no máximo, 10 dias corridos. Caso o valor sacado emergencialmente não seja pago em dez dias corridos, a administradora poderá lhe cobrar os juros por todo o período.

Sacar usando o cartão de crédito pode ser uma opção em caso de emergência, caso precise do dinheiro em espécie. Lembre-se, no entanto, que o valor disponível para saque é, geralmente, inferior ao total disponível para compra, normalmente o limite para retirada de recursos é diferenciado/independente.

O ideal é nunca usar o cartão de crédito para fazer saques, pois você pode acabar fazendo disso um hábito. Além disso, a isenção dos juros do Itaú é temporária e, portanto, pode ser suspensa a qualquer momento.

O problema é que para que o valor seja quitado em até dias corridos, o cliente precisa comprar perto do fechamento ou então fazer um pagamento adiantado (pagamento avulso). Se o cliente esperar a fatura fechar, certamente passará de 10 dias e, dessa forma, perderá a isenção oferecida.