Posso ser adicional de cartão de crédito mesmo com o nome sujo?

Para ser adicional de um cartão de crédito não é necessário passar por análise de crédito, pois o limite do titular será compartilhado com um ou mais cartões adicionais que, porventura, seja solicitado a administradora. Com isso, mesmo com o nome no SCPC ou Serasa é possível ser dependente de um cartão de crédito, lembre-se de que será o titular que ficará responsável pelo pagamento da fatura. Em caso de inadimplência o adicional não terá nenhuma responsabilidade.

SMS alerta cada compra que for aprovada no cartão de crédito.

SMS alerta cada compra que for aprovada no cartão de crédito.

Podem ser adicionais de um cartão de crédito até mesmo menores de 18 anos. No geral algumas administradoras costumam impor uma idade mínima por segurança e para garantir que a pessoa saberá usar o produto.

Vejamos alguns detalhes importantes sobre o cartão de crédito adicional:

  • O adicional não possui um limite de crédito exclusivo, seu limite é compartilhado com o titular;
  • O titular pode definir qual será o limite de cada cartão adicional, de acordo com o limite que ele tem disponível;
  • Até mesmo menores de 18 anos podem obter um cartão como dependente;
  • Adicional pode ter “nome sujo”, pois a administradora não faz consulta aos órgãos de proteção ao crédito;
  • As compras do adicional e/ou dependente são descriminadas na fatura do cartão titular;
  • O adicional não recebe fatura – o lançamento é feito no cartão principal;
  • Em caso de cancelamento do cartão titular TODOS os cartões adicionais são, automaticamente, cancelados pela administradora;
  • Não é possível transformar um adicional em titular, será necessário preencher uma nova proposta;

A Receita Federal determina que as administradoras devem solicitar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) de cada adicional de cartão de crédito que seja solicitado em território nacional para envio de informações ao fisco. O CPF não será consultado no SCPC ou SERASA, pois, para a administradora, é indiferente se o adicional tem ou não restrição, o contrato é com o titular.

American Express, Itaucard, Bradesco, Cetelem, Santander… e todas as demais administradoras de cartões de crédito, não consultam os órgãos de proteção ao crédito no ato da solicitação de um cartão adicional. Afinal, o limite do titular será compartilhado, o dependente não terá um limite exclusiva. Por conta disso, as compras realizadas por dependentes afetam o limite do cartão titular sempre!