Como funciona a reserva temporária de limite do cartão de crédito

Bloqueio temporário de limite do cartão de crédito é prática comum em hotéis, locadoras de veículos e operadoras de cruzeiros.

Ao alugar um carro ou fazer check-in em um hotel é solicitado um cartão de crédito, nele é feito um bloqueio temporário de um valor de garantia, cujo valor varia de acordo com cada empresa. O valor é bloqueado temporariamente no seu limite de crédito, devendo ser desbloqueado ao fim do aluguel. Essa é uma garantia imposta pelas empresas. Há inclusive hotéis e locadoras de veículos que não aceitam clientes sem cartão de crédito.

Cartão de crédito pode ter o limite compartilhado com mais de um dependente através do cartão adicional.

Cartão de crédito pode ter o limite compartilhado com mais de um dependente através do cartão adicional.

De modo simplificado podemos dizer que a reserva temporária de limite no cartão de crédito funciona como se fosse um caução, sendo uma garantia importante para a empresa.

Como funciona a reserva de limite no cartão de crédito?

A empresa passa o cartão em um valor pré-estabelecido, fazendo uma pré-autorização. Esse valor fica bloqueado no seu limite, podendo ser efetivado pela empresa em caso de necessidade (por exemplo, o cliente deu algum prejuízo).

Caso o cliente finalize a reserva sem nenhum problema. O valor é desbloqueado no cartão de crédito, recompondo o limite do cartão de crédito.

Quanto preciso ter de limite – Isso depende de acordo com o tipo de reserva que se pretende fazer. No caso de aluguel de carro, por exemplo, o valor bloqueado no cartão de crédito pode ser igual ou superior ao valor da reserva. Já os hotéis costumam estabelecer um valor de acordo com a idade do hóspede e o número de diárias que ele reservou.

Ao viajar tenha em mente que precisará ter um valor disponível para o bloqueio. Já vi gente viajar com um cartão de crédito só e ficar completamente sem limite no cartão depois que o hotel e a locadora de veículo fez um bloqueio temporário. Muita gente nem sabe que esse tipo de bloqueio existe, aí que mora o perigo!

Após o final da reserva o valor deve ser desbloqueado. Fique tranquilo pois o valor não virá na sua fatura para pagar até que a empresa efetue a efetivação da cobrança. Se ela não efetivar a cobrança o valor bloqueado é liberado para novas compras.