Compra não autorizada no Cartão de Crédito – O que fazer?

Ter uma transação recusada no cartão de crédito é algo muito desagradável no dia a dia, principalmente seu cliente não tem outro método de pagamento. Além de desagradável é constrangedor para o cliente. Caso tenha tentado utilizar o seu cartão de crédito e a máquina ou terminal do estabelecimento tenha exibido a mensagem de transação não autorizada, veja nessa matéria, quais são os prováveis motivos e como reverter a situação.

Não autorização de compra no cartão de crédito é mais comum do que se imagina. Veja quais os prováveis motivos.

Não autorização de compra no cartão de crédito é mais comum do que se imagina. Veja quais os prováveis motivos.

Uma transação pode ser recusada por diversos motivos, abaixo listamos todos eles:

  • Insuficiência de limite – O limite disponível para utilização no cartão de crédito é inferior ao valor da compra. Toda compra que excede o limite disponibilizado pela administradora está sujeita a ser recusada.
  • Fatura atrasada – Caso o cliente não pague a fatura até a data de vencimento a administradora pode, por consequência, bloquear o limite disponível para utilização por falta de pagamento. O titular do cartão tem a responsabilidade de efetuar o pagamento até a data de vencimento, caso não possa pagar o valor integral da fatura ele deve efetuar um pagamento mínimo para garantir a continuidade da utilização do cartão.
  • Cliente e/ou estabelecimento passou na opção errada – É muito comum a mensagem de transação não autorizada ser apresentada por culpa do cliente e/ou do estabelecimento. Por exemplo, tentar passar um cartão de crédito na função débito (e vice-versa). Há cartões que são múltiplos, ou seja, possuem as duas funções, mas a maioria ou é crédito ou é débito. O débito da MasterCard é identificado como Maestro, crédito é MasterCard. Da bandeira VISA o débito é VISA ELECTRON e o crédito é indicado simplesmente como VISA. É obrigação do estabelecimento entender essa diferença para não passar na opção errada.
  • Bloqueio por segurança – A administradora também pode monitorar a utilização do cartão de crédito e, por segurança, optar pela não autorização da transação. Caso isso aconteça basta entrar em contato com a administradora e reconhecer a tentativa de compra para que o cartão seja liberado.
  • Cartão vencido ou não desbloqueado – Se o cartão venceu ou não estiver desbloqueado ele não é elegível para utilização, consequentemente, toda tentativa de compra será automaticamente recusada pela administradora.
  • Cliente sem aviso viagem – No exterior a compra pode ser recusada se o cliente não tiver avisado a administradora da pretenção de utilizar o cartão no exterior. Sempre que for usar o cartão fora do Brasil, entre em contato com a administradora e peça o desbloqueio informando o roteiro e datas da viagem.
  • Problema sistêmico – Se o estabelecimento tiver algum problema sistêmico a recusa pode ter sido causada pelo terminal.
  • Senha do cartão incorreta – verifique se o código foi digitado correntamente.
  • Cartão de chip usado na tarja magnética – por segurança, os cartões equipados com chip deverão ser lidos apenas na leitura completa em terminais compatíveis. Caso tente usar um cartão de chip apenas pela tarja magnética a transação será recusada caso a maquininha seja compatível com a outra tecnologia.

Os prováveis motivos foram listados acima, para descobrir o que de fato aconteceu para que a transação em questão tenha sido recusada é necessário que entre em contato com a central de atendimento da sua operadora.