Adicional do cartão de crédito não precisa ter grau de parentesco

O Cartão de Crédito Adicional é uma excelente forma de compartilhar o limite de crédito com seus familiares e, em alguns casos, economizar no pagamento da tarifa de anuidade, já que a maioria das administradoras oferecem o cartão adicional gratuito. Neste artigo esclarecemos um ponto muito importante e que é motivo de dúvida entre muitos consumidores. Posso solicitar um cartão adicional para alguém que não é meu parente?

Embora o uso do cartão adicional seja mais comum entre parentes: filhos, cônjuges, pais, avós, etc, nada impede que você solicite um cartão adicional para uma pessoa que não possui nenhum grau de parentesco.

Cartão de crédito pode ter o limite compartilhado com mais de um dependente através do cartão adicional.

Cartão de crédito pode ter o limite compartilhado com mais de um dependente através do cartão adicional.

Mas atenção, ao emitir um cartão adicional ele se tornará seu dependente. O titular é o responsável pelas dívidas contraídas no cartão de crédito adicional, portanto, você deve confiar muito na pessoa.

  • Adicional não precisa ter grau de parentesco;
  • Titular é responsável pelo pagamento das compras do adicional/dependente;
  • Adicional não precisa ter o nome limpo e nem ser maior de 18 anos;

Cuidado ao colocar um “amigo” como adicional

É preciso tomar cuidado quando alguém pede para que você faça um cartão de crédito adicional no nome dele. A pessoa pode dizer a você que vai pagar certinho e tal, mas atenção, veja o que aconteceu com o usuário abaixo:

Um amigo meu que não podia ter cartão de crédito por causa de uma dívida (nome sujo), pediu para que eu solicitasse um adicional pra ele, assim o fiz. No começo ele pagava certinho, mas depois começou a atrasar o pagamento, com isso eu acabei não conseguindo pagar a fatura integral e acabei usando o pagamento mínimo e o crédito rotativo. Moral da história, a dívida que não era minha virou uma bola de neve e não consegui mais pagar. Meu nome foi parar no cadastro de devedores do Serasa. Nunca mais vi o “amigo”, que desapareceu do mapa.

Casos como esses são bastante comum. É uma forma “moderna” de emprestar o nome de alguém. O titular é responsável solidariamente pelas dívidas contraídas por meio do cartão de crédito adicional. Para o banco quem deve é o titular.

Por isso, o ideal é que o cartão adicional só seja solicitado para alguém que é, realmente, o seu dependente financeiro. Caso confie muito na pessoa pode até solicitar um cartão de crédito sem ter nenhum grau de parentesco com ela, mas cuidado!