Entenda a substituição emergencial de cartão de crédito o exterior

O cartão de crédito se tornou um dos principais meios de pagamento dos brasileiros na hora de comprar no exterior. O cartão continua sendo o método preferido mesmo o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) ser de 6,38% para todas as operações internacionais. Neste artigo falaremos sobre o que fazer em caso de perda, roubo ou extravio de cartão no exterior, além de bloquear o plástico o consumidor pode ter direito a uma substituição emergencial, entenda.

É sempre recomendado que o cartão de crédito nunca seja a sua única forma de pagamento, tenha consigo também dinheiro em espécie e outros cartões. Mas caso o cartão de crédito perdido/roubado/extraviado seja a sua única forma de pagamento, veja o que fazer para garantir a substituição no menor tempo possível.

As bandeiras MasterCard e Visa oferecem a reposição de cartão de crédito e débito no exterior, mas a reposição emergencial só é disponibilizada para algumas variantes (geralmente Gold, Platinum, Black e Infinite).

PRIMEIRO PASSO – ENTRE EM CONTATO COM A ADMINISTRADORA

O primeiro procedimento que deve ser adotado é o bloqueio do cartão perdido, isso impede o uso não autorizado caso o plástico tenha caído em mãos erradas. Todos os bancos que emitem cartões internacionais são obrigados a ter um número que receba ligações do exterior, geralmente o cliente pode ligar até à cobrar.

Após pedir o bloqueio do cartão pergunte se é possível fazer a reposição emergencial no país/cidade em que você está, visto que o serviço está sujeito a disponibilidade de acordo com a região em que você se encontra, o tipo de cartão e a bandeira.

A reposição emergencial pode ser feita em alguns países no mesmo dia (geralmente nos Estados Unidos). Em alguns países da Europa essa reposição de emergência pode demorar até 72 horas. Já nos países da Ásia essa reposição pode demorar até 7 dias.

Caso a administradora não possa lhe fornecer um novo cartão de emergência, muitos cartões garantem o recebimento de um dinheiro em espécie (de acordo com o seu limite do cartão) para utilizar até a volta ao país. O dinheiro de emergência será lançado como se fosse um empréstimo na fatura do cartão de crédito.

Caso o emissor opte por lhe “emprestar” um dinheiro em espécie em vez de fazer a substituição, geralmente o saque pode ser feito em serviços como Western Union ou bancos parceiros mediante a apresentação de um documento de identificação com foto.

Não esqueça de perguntar qual é o custo dessa reposição ou empréstimo de dinheiro de emergência, pois essa “praticidade” nem sempre é gratuita.