Quantas tentativas de entrega a administradora faz para entregar um cartão?

Por segurança os cartões de crédito e débito costumam ser enviados apenas no modo “correspondência registrada”, o que exige a assinatura do recebedor no momento da entrega.

Caso esteja esperando um novo cartão de crédito, saiba que há um número limitado de tentativas de entrega. A maioria dos bancos e emissores de cartões só envia o cartão de crédito na modalidade de envio registrado, o que exige que tenha alguém maior de 18 anos no endereço para assinar a entrega do plástico. São raras as administradoras que enviam o cartão por carta simples (aquele que ninguém assina, o carteiro coloca direto na caixinha de correspondências do endereço).

Antes de falar sobre o número de tentativas é preciso esclarecer que existem dois tipos de envio:

  • Pelos Correios
  • Por Transportadora ou Courier

A maioria dos bancos enviam as correspondências por Correios. Mas há instituições que possuem um serviço de envio terceirizado para baratear os custos e dar agilidade ao processo de entrega.

Independente da forma de envio, o padrão é que sejam feitas 3 (três) tentativas de entrega. As tentativas são feitas sempre em dias alternados.

Caso ninguém seja localizado no endereço, o cartão será devolvido ao remetente.

Caso o seu endereço não tenha ninguém para assinar pela entrega, nossa dica é para que peça que o cartão seja entregue em uma agência (caso seja um cartão emitido por um banco varejista) ou então em uma caixa postal dos Correios, pois nela são guardadas correspondências por até 30 dias.

Já no caso da entrega por courier, o procedimento é mais simples, pois se o entregador não conseguir entregar no endereço pode entregar a correspondência em algum vizinho, desde que ele se identifique no momento da entrega (seja maior de 18 anos e apresente um documento de identificação).

Mesmo pelo envio registrado é importante lembrar que nenhum cartão de crédito é enviado desbloqueado. Após o recebimento o titular deve entrar em contato com a administradora (ou pela internet, app) para desbloquear o cartão antes da primeira utilização. Esse é um procedimento de segurança para evitar que terceiros utilizem o plástico indevidamente.