Compra recusada ou não autorizada no Cartão de Crédito

A recusa de uma compra com o Cartão de Crédito pode acontecer por diversos motivos, sempre é um fato desagradável, principalmente se o consumidor não possui outro meio alternativo para efetuar o pagamento e acaba ficando impossibilitado de concluir a compra. Neste artigo explicaremos os principais motivos que podem levar a administradora a recusar a sua compra e também como evitá-los.

cartao-de-credito-olho

A maioria dos cartões de crédito são recusados por motivos de fraudes, isso acontece sempre que o setor de segurança da administradora desconfia que possa não ser o cliente que esteja realizando determinada compra, mas o bloqueio também pode acontecer por outros motivos tais como: insuficiência de limite, fatura em atraso, cartão vencido, dentre outros motivos, logo abaixo explicamos de uma forma detalhada cada um desses motivos.

Cartão recusado por suspeita de fraude

A maioria dos bloqueios em compras de alto valor acontece por suspeita de fraude, isso pode acontecer sempre que o consumidor realiza um pagamento fora da sua frequência de uso. Por medida de segurança a administradora faz o bloqueio temporário do cartão até que consiga entrar em contato com o consumidor para confirmar a compra. Caso sua compra seja bloqueada mesmo tendo limite suficiente, recomendamos que entre em contato com a sua administradora para confirmar a compra.

É possível se prevenir deste tipo de aborrecimento entrando em contato com a administradora antes de efetuar qualquer compra de alto valor ou que fuja da sua frequência de uso. A maioria das lojas permite que o cliente entre em contato com a administradora rapidamente, mas o ideal é ter o seu celular atualizado junto a administradora, dessa forma caso exista dúvida a respeito do comprador a administradora poderá entrar em contato no mesmo instante em que a compra é realizada.

Sem limite suficiente no Cartão de Crédito

Para usar o cartão de crédito é muito importante entender como funciona o seu limite, isso porque muita gente acaba achando que em caso de compras parceladas basta que a parcela caiba dentro do limite disponível, quando na verdade é necessário que o limite disponível seja suficiente para cobrir o valor de toda a compra (soma de todas as parcelas).

A maioria dos cartões de crédito disponibilizam uma função chamada “Avaliação Emergencial de Crédito”, com esse serviço é possível comprar acima do limite em alguns casos. Mas não há garantia de que a avaliação emergencial aprovará a sua compra, visto que depende da análise no momento da compra. O ideal é nunca tentar efetuar uma compra que estoure o limite do Cartão de Crédito.

Pagamento atrasado

Se o pagamento da sua fatura de o Cartão de Crédito esteja em atraso, a administradora pode fazer o bloqueio temporário do plástico até que haja a quitação do débito, normalmente isso está previsto no contrato de adesão do cartão. Se não puder efetuar o pagamento total da fatura, pague pelo menos parte do valor até a data do vencimento para não ter o produto bloqueado e consequentemente suas compras recusadas.

Além dos motivos apresentados nessa matéria, a administradora pode não recusar sua compra nas seguintes situações: cartão vencido, bandeira não aceita pelo estabelecimento, erro de digitação, cartão cancelado, compra não realizada em moeda local ou ainda caso o seu cartão esteja sem o aviso viagem (no caso de compras no exterior).