Como responsabilizar o Adicional pelas compras no cartão de crédito

Dúvida: Meu colega de trabalho tinha uma restrição cadastral por conta de uma dívida, em virtude disso ele não conseguia fazer um cartão de crédito. Tentando ajudá-lo eu solicitei um adicional do meu cartão de crédito pra ele, o problema é que a empresa em que trabalhávamos mandou todo mundo embora, isso fez com que ele não tivesse mais renda e, por causa disso, não conseguiu mais honrar as compras realizadas em meu cartão. Como faço para tirar as dívidas do cartão adicional do meu nome e responsabilizá-lo por isso? Ele está disposto a assumir a dívida caso ela possa ser transferida.

Infelizmente não é possível transferir a responsabilidade para o adicional, a dívida é enviada ao SCPC ou SERASA caso não seja pago, o nome do titular fica “sujo”. O que você pode fazer é entrar na justiça pedindo para transferir a dívida, isso é fácil de se conseguir caso o adicional esteja disposto a assumir a pendência financeira que ele contraiu em seu cartão.

Sem entrar na justiça não é possível transferir a dívida, pois a administradora não tem nenhum vínculo com o seu adicional, o responsável pela dívida é o titular do cartão de crédito.

Cuidado ao fazer adicional para desconhecidos – Nós não recomendamos que o consumidor faça cartão adicional para pessoas que não sejam seus dependentes, pois, tal como aconteceu com você, em caso de inadimplência é o nome do titular que é encaminhado para o SCPC ou SERASA.

Além disso, outro fator é preocupante, as movimentações no cartão de crédito são informadas à Receita Federal por meio da DECRED (Declaração de Movimentação de Dinheiro e Cartões de Crédito) que é enviada mensalmente pelos bancos. Caso você esteja movimentando um valor maior que a sua renda por causa do adicional (que não é dependente no Imposto de Renda) pode até cair na Malha Fina do IR.

05 dicas na hora de fazer um cartão adicional:

  • #1 só faça um cartão adicional para seus dependentes
  • #2 sempre imponha um limite de gastos para cada cartão
  • #3 não faça cartão adicional para amigos, parentes distantes, etc, pois as compras poderão gerar movimentação superior a sua renda, fazendo com que caia na malha fina.
  • #4 Peça para que o adicional confira as compras realizadas por ele na fatura para ter certeza que nenhuma transação é indevida e/ou fraudulenta.
  • #5 tenha sempre um serviço de alerta de compras por mensagem SMS.