Como cancelar Nubank por óbito do titular

O cancelamento de cartão de crédito por falecimento do titular pode ser feito por qualquer pessoa próxima que tenha a Certidão de Óbito emitida pelo cartório.

Não é fácil perder alguém, o momento é doloroso para a família e amigos. Infelizmente o herdeiro ou a pessoa mais próxima tem que lidar com uma certa burocracia quando isso acontece, é preciso cancelar as contas e cartões de crédito para evitar a cobrança indevida. Caso a pessoa que faleceu tenha um cartão de crédito com o Nubank, será necessário que alguém (preferencialmente o parente mais próximo) entre em contato com a empresa para enviar a Certidão de Óbito e, dessa forma, solicitar o cancelamento do cartão de crédito.

Cancelamento de cartão Nu em caso de falecimento do titular deve ser feito através do envio da Certidão de Óbito.

Para entrar em contato com o Nubank basta enviar um e-mail para [email protected] ou então ligar no 0800-591-2117 e informar o ocorrido.

Por que se deve efetuar a comunicação à administradora?

  • Evita que a dívida continue a gerar encargos junto à administradora;
  • Evita que o nome do falecido seja negativado (pois a empresa não soube da morte);
  • Evita que o setor de cobrança fique cobrando a dívida por não saber do ocorrido;
  • Evita que terceiros utilizem o cartão indevidamente por má-fé;
  • Evita que sejam cobrados assinaturas e outras cobranças recorrentes que estejam cadastradas pelo cartão (exemplo: Netflix, Spotify, Nubank Rewards, Amazon, etc);

O cartão de crédito será bloqueado e não gerará ônus extra de assinatura e/ou cobranças (Nubank Rewards, por exemplo).

Como ficam as dívidas do cartão?

O Nubank, de praxe, oferecerá uma opção de quitação do débito em aberto à pessoa que fez a comunicação e enviou a Certidão de Óbito, tal proposta de acordo visa simplificar a negociação e evita que a cobrança seja feita no judiciário, fica a critério da pessoa aceitar ou não a negociação. Caso a pessoa não aceite a fintech poderá acionar o departamento jurídico para que o débito seja incluído no espólio (herança) que, eventualmente, for aberto em nome do falecido.

Caso o falecido tenha também a NuConta (conta digital) o funcionário da Nubank informará o passo a passa para receber o valor. Geralmente o valor só pode ser recebido após a conclusão do inventário, por isso é importante informar os dados da conta digital no espólio.

Importante: A pessoa que faz a comunicação do óbito não é obrigada a quitar e/ou negociar a dívida da pessoa que faleceu.