O que fazer caso o cartão de crédito seja clonado?

A cada dia o número de fraudes cometidas usando o cartão de crédito aumenta. Caso o seu cartão seja clonado ou utilizado indevidamente, saiba nesta matéria qual atitude você deve tomar para ter as compras canceladas. O consumidor não é obrigado a pagar por uma compra que não efetuou, a segurança do meio de pagamento é uma das atribuições da administradora. O consumidor, no entanto, deve comunicar o fato o quanto antes possível para que o valor seja contestado de sua fatura antes do fechamento.

cartoes-de-credito-e-debito
#1 Comunique imediatamente a administradora

Ao notar qualquer compra suspeita em seu cartão de crédito o consumidor deve entrar em contato com a Central de Atendimento da administradora para verificar o que aconteceu. Muitas vezes a transação pode ter sido lançada errada pelo administrador. Caso seja evidenciada a fraude o banco faz o bloqueio do cartão, impedindo que ele continue a ser utilizado indevidamente.

Após o bloqueio a administradora envia ao cliente uma segunda via de cartão. Note que esse procedimento é importante para a segurança do titular do cartão de crédito.

Dica: A maioria dos bancos e administradoras de cartões de crédito disponibilizam um serviço de alerta de compras por mensagem SMS, esse serviço é bastante útil, por meio dele é possível, por exemplo, descobrir uma compra fraudulenta. Ao aderir a esse serviço o consumidor é comunicado quase que em tempo real sobre todas as suas transações, qualquer fraude pode ser facilmente percebida pelo titular.

#2 Contestação de Compras

Após comunicar a administradora sobre uma ou mais compras indevidas o consumidor deve efetuar a contestação das transações que não reconhece. É importante realizar uma minuciosa análise do extrato do cartão.

É preciso tomar cuidado no momento da contestação de compras, pois é preciso certificar-se que aquela compra é indevida. Caso não se lembre de alguma transação entre em contato com a administradora para obter informações adicionais.

Após a contestação o banco fará uma análise no cartão do cliente. Se constatada a fraude a compra indevida é cancelada. O setor de segurança demora, em média, 10 dias úteis para avaliar as transações, nesse período as transações fraudulentas podem continuar constando em sua fatura.

#3 Faça um B.O

O Boletim de Ocorrência é útil, ele é um documento oficial que comprova que você não fez determinada transação. Pode ser importante caso a administradora se recuse a cancelar a transação fraudulenta.

Em muitos estados o Boletim de Ocorrência (B.O) pode ser registrado por meio da internet, o que facilita o processo.

Mesmo se não tiver seguro o cliente não é obrigado a pagar por uma compra não efetuada. A segurança é uma responsabilidade da administradora. Infelizmente o cartão de crédito é um meio de pagamento fácil de ser fraudado, principalmente por exigir apenas quatro informações para comprar online: número do cartão, nome impresso, data de validade e código de segurança, com isso, qualquer pessoa que tenha tido contato com o seu cartão de crédito pode ser capaz de realizar uma compra indevida pela internet.