Limite de cartão de crédito bloqueado – o que fazer?

O bloqueio de limite em hotéis e locadoras de veículos é algo bastante comum, isso porque o valor bloqueado serve como uma garantia, tal como já falamos aqui no site. Já o bloqueio de limite por falta de pagamento é algo que, infelizmente, também acontece com frequência, com alguns dias de atraso a administradora já pode optar por bloquear ou, pior, cancelar o limite e, consequentemente, o cartão de crédito. O titular deve efetuar o pagamento sempre até a data do vencimento, caso não possa pagar o valor total deve pagar ao menos o mínimo para ficar quite com a administradora.

Cartão de crédito pode ter o limite compartilhado com mais de um dependente através do cartão adicional.

Cartão de crédito pode ter o limite compartilhado com mais de um dependente através do cartão adicional.

O bloqueio de parte do limite é algo comum, serve como um caução no momento da reserva de um hotel ou aluguel de um carro. Já o bloqueio total do limite é algo raro de acontecer, ele só acontece se a pessoa atrasar o pagamento da fatura por muitos dias.

POR QUE O LIMITE DO CARTÃO DE CRÉDITO É BLOQUEADO?

São duas as circunstâncias em que o limite do cartão de crédito pode ser bloqueado, confira:

  • Bloqueio parcial do limite – É um procedimento comum no momento do check-in em hotéis, cruzeiros, aluguel de veículos, etc. Um valor é bloqueado temporariamente e fica como garantia caso a pessoa gere algum prejuízo para a empresa. É muito difícil alugar um veículo sem ter um cartão de crédito. O valor do bloqueio varia conforme a garantia que a empresa quer de você, normalmente é calculado de acordo com o valor da reserva.
  • Bloqueio total do limite do cartão – Em caso de não pagamento da fatura a administradora pode bloquear temporariamente ou de forma definitiva o limite do cartão de crédito. Com alguns dias de atraso as administradoras já costumam suspender o limite de crédito. Dependendo da quantidade de dias de atraso e da administradora, o cartão pode ser cancelado definitivamente.

No caso do bloqueio parcial de limite para caução (garantia), a recomposição é feita automaticamente após o fim da estadia/reserva, no entanto, pode demorar alguns dias para que o valor seja desbloqueado pela administradora.

Já o bloqueio por inadimplência é feito quando o débito é quitado com a administradora. Mas, em alguns casos, o bloqueio do limite é irreversível em caso de cancelamento do cartão. O ideal é nunca atrasar a fatura do cartão de crédito para evitar o bloqueio do cartão, caso não possa pagar o valor total, efetue, ao menos, o pagamento mínimo.