O saque de dinheiro usando o cartão de crédito é algo desaconselhável devido a grande quantidade de taxas e juros que são cobradas pela utilização dessa modalidade. Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, não existe saque sem juros usando o cartão de crédito, ao usar o plástico para fazer uma retirada de recursos em um caixa eletrônico o consumidor estará sujeito a cobrança dos juros do crédito rotativo, cuja taxa de juros pode ultrapassar os 400% ao ano.
O ideal é só sacar dinheiro usando o cartão de crédito se for uma emergência e não houver outra alternativa. Os juros são altos, as administradoras sabem disso, por isso o limite de retirada de recursos costuma ser bem inferior ao limite disponibilizado para compras.
ITAUCARD – 1º SAQUE DO MÊS É SEM JUROS!
Sem juros, mas com taxas e IOF – Algumas administradoras, promocionalmente, oferecem o primeiro saque de dinheiro nacional nos caixas eletrônicos do Banco Itaú sem juros usando o cartão de crédito. É o caso do Itaucard do Banco Itaú. Embora não tenha juros poderá haver a cobrança de tarifa do equipamento no qual fez o saque e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que, atualmente, é de 6.38%.
Saques usando o MercadoLivre, PagSeguro, MercadoPago, etc – Para burlar a cobrança de juros algumas pessoas costumam utilizar o cartão de crédito em sites de vendas na internet, burlando o sistema. Mas esse tipo de transação é ilegal e pode dar prejuízo para o titular do cartão de crédito. A pessoa corre o risco de ter o dinheiro retido pelo site, além disso, se a administradora descobrir pode cancelar o cartão de crédito unilateralmente.
Há empresas que fazem empréstimo usando o cartão de crédito, mas, na maioria dos casos, são agiotas, o que é ilegal e extremamente perigoso! Além de arriscar a própria vida muitos ainda acabam tendo o cartão de crédito clonado neste tipo de transação.
Empréstimo pessoal pela própria administradora – A maioria dos cartões permitem o uso do cartão de crédito para acesso a uma linha de empréstimo usando o cartão de crédito. Entre em contato com a central de atendimento e verifique a possibilidade de ter acesso à linha de crédito, os juros, geralmente, são menores do que o crédito rotativo e o dinheiro é depositado direto na conta-corrente.