Como contestar a fatura do Cartão de Crédito

Caso não reconheça uma ou mais transações em seu cartão de crédito é fundamental que saiba o procedimento para contestar a fatura do cartão de crédito junto a administradora. A boa notícia é que a maioria dos emissores de cartão cancela todas as compras não reconhecidas caso o cliente informe que desconhece a transação em até 35 dias após a data da compra, que é o período em que o emissor do cartão pode dar cashback na venda. Caso a contestação seja feita após trinta e cinco dias da data da compra o cancelamento fica mais difícil, mas não é impossível.

Seguro não é necessário – O seguro do cartão de crédito é opcional, em caso de fraude o consumidor não é obrigado a pagar pela transação (mesmo que não tenha seguro), pois a administradora é responsável solidariamente pela segurança do método de pagamento. O consumidor só pode ser cobrado por aquilo que usou/comprou.

Compras aprovadas mediante a utilização da senha são mais difíceis de cancelar – A única situação em que o reembolso de uma compra fraudulenta se torna difícil é caso a transação tenha sido processada mediante a utilização do cartão de crédito original + senha, pois a senha é pessoal e intransferível, o consumidor pode ser responsabilizado caso tenha fornecido a senha a terceiros.

DICAS DE COMO CONTESTAR A FATURA DO CARTÃO DE CRÉDITO

1 – Entre em contato com a central de atendimento da administradora – Por telefone é a melhor opção, converse com um atendente e afirme que não reconhece uma ou mais transações contidas na fatura.

2 – Antes de contestar analise se a compra realmente não for feita por você – Alguns estabelecimentos utilizam nomes nas máquinas que nada tem a ver com o nome fantasia do estabelecimento, verifique se você não está tentando contestar uma compra legítima.

3 – Por segurança o emissor do cartão geralmente faz o cancelamento da via atual do plástico e emite uma segunda via, isso evita que o cartão de crédito continue a ser utilizado indevidamente em caso de roubo das informações.

4 – Aguarde o prazo de análise – O setor de segurança geralmente lhe dará um posicionamento em até 10 dias úteis após a data da contestação da despesa. É necessário aguardar esse prazo para que o departamento abra uma investigação para concluir que a transação não foi realizada por você.

5 – Caso a contestação seja aprovada você será notificado e o valor da fatura será corrigido. Caso já tenha efetuado o pagamento da compra indevida um reembolso será emitido. Se, eventualmente, a contestação não tiver êxito, procure a justiça para cancelar a transação caso considere que ela é indevida.

Quando o cliente contesta uma ou mais transações do cartão de crédito a maioria das solicitações são atendidas. São raros os casos em que uma compra fraudulenta não é coberta pela administradora, pois a financeira tem tempo hábil devido a acordos comerciais para contestar a transação junto ao estabelecimento e pedir o cashback da transação (dinheiro de volta através da anulação da transação por fraude).

Embora a maioria das reclamações seja por fraude, também há contestação pelos seguintes motivos:

  • Erro de cálculo na fatura
  • IOF ou juros lançados indevidamente
  • Compra ou transação duplicada na fatura
  • Discrepância de valores (anuidade, tarifas, compras, etc)

Para evitar esse tipo de problema e facilitar o cancelamento de compras não reconhecidas o ideal é que o titular mantenha sempre a função de notificação de compras por SMS ou E-MAIL, assim o consumidor será notificado no momento da transação, facilitando o cancelamento junto ao estabelecimento.