Como funciona o saque com o Cartão de Crédito

Embora não seja um procedimento recomendado, é possível sacar dinheiro utilizando o cartão de crédito, tal “benefício” é oferecido por praticamente todos os bancos e administradoras de cartões de crédito. Por meio desse serviço o cliente pode fazer a retirada de dinheiro em espécie em praticamente qualquer caixa eletrônico. O dinheiro emprestado será cobrado com os juros do rotativo na próxima fatura, o que acaba não saindo barato, visto que os juros desse método de pagamento são uns dos mais altos do mercado.
credit-37556_640
Ao sacar dinheiro do cartão de cliente o cliente está contraído um empréstimo, porém, com os juros do cartão de crédito, que podem ultrapassar facilmente os 20% ao mês. Além disso, outras tarifas podem ser aplicadas, tais como: IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), Tarifa de Saque, taxa de utilização do Terminal de Autoatendimento, etc.

O limite para saque é sempre menor do que o limite principal do cartão de crédito. Por exemplo: o cartão de Maria tem limite de R$ 1 mil, contudo, o limite para retirada (saque) é de, apenas, R$100,00, isso acontece porque a modalidade de saque possui um custo muito alto de utilização. Então, normalmente, o valor disponível para saque é 10x menor do que o limite principal, embora isso não seja uma regra.

Algumas pessoas acreditam, erroneamente, que tanto faz comprar ou sacar com o dinheiro de plástico. Porém, isso não é verdade, ao efetuar um saque o cliente está contraído um empréstimo e deverá pagar os juros do rotativo sobre o montante emprestado até o fechamento da fatura.

Juros – a taxa de juros do crédito rotativo do cartão de crédito pode, facilmente, ultrapassar os 400% ao ano.
Como utilizar o caixa eletrônico para sacar com o cartão de crédito?

É um procedimento relativamente simples, dirija-se até um caixa eletrônico e insira o cartão no local indicado (varia conforme o ATM), posteriormente, informe a senha, em seguida selecione o valor que deseja retirar – fique atento ao valor do limite.

Após confirmar a operação o valor será liberado pelo terminal. É preciso também aceitar o termo no qual é descriminado as taxas de utilização daquele terminal. Mas, lembre-se de que não são as únicas tarifas praticadas, pois o cliente também pagará IOF, juros do rotativo e tarifa de saque.

Então, não é recomendado a utilização de retirada com Cartão de Crédito devido ao alto custo embutido no serviço, é um dos empréstimos mais caros do mercado, só vale a utilização em uma emergência, quando não se tem outra fonte de obtenção do valor em espécie desejado.