O Cartão de Crédito

Cartão de crédito utilizado indevidamente em compra pela internet

Essa semana fui vítima de uma fraude bancária, meu cartão de crédito foi utilizado em um site de livros evangélicos – o detalhe é quem nem evangélico eu sou – felizmente descobri a fraude praticamente no momento em que ela aconteceu e pude realizar o bloqueio do cartão, pois recebi uma mensagem SMS informando que havia sido aprovada aquela compra em meu cartão de crédito. Neste artigo vou explicar o que o consumidor deve fazer caso seja vítima de uma fraude com cartão de crédito, saiba que a maioria das transações fraudulentas ocorre na internet.

Caso tenha sido vítima de uma fraude bancária com cartão de crédito basta entrar em contato com a administradora e informar o ocorrido, diga quais transações não reconhece. A administradora procederá com o bloqueio do cartão atual e emitirá uma segunda via. Em seguida o setor de segurança investigará a transação e, se constatada a fraude, a compra indevida é cancelada.

Por que é tão fácil para um fraudador utilizar um cartão de crédito pela internet?

A resposta é simples: FACILIDADE, é muito fácil para qualquer pessoa mal-intencionada realizar uma compra com o cartão de crédito de terceiros. Tudo que uma pessoa precisa para realizar uma transação online são as seguintes informações: número do cartão de crédito, data de vencimento, nome do cliente (igual impresso no cartão) e o código de segurança (CVV) que está impresso no verso do cartão.

Simples, não é mesmo?! Tudo que o fraudador precisa são as informações que estão impressas no cartão de crédito, então, qualquer pessoa mal-intensionada poderá anotar ou simplesmente fotografar essas informações sem que o titular perceba, em virtude disso têm aumentado significativamente o número de fraudes cometidas pela internet.

Há sites que são mais rigorosos e exigem a confirmação de identidade e endereço do comprador, mas a maioria, diria 99%, não realiza nenhum procedimento de segurança antes de processar uma transação com os dados do cartão fornecido.

Não tenho seguro, e agora? Não é necessário ter seguro, este é um produto OPCIONAL. Em caso de fraude a responsabilidade é do banco administrador do cartão de crédito, o titular não poderá ser responsabilizado por uma compra que não efetuou. Então, mesmo sem seguro, a administradora deverá cancelar toda e qualquer transação fraudulenta no qual o consumidor for vítima. Isso acontece mesmo a administradora também sendo considerado vítima, pois a segurança e o combate as fraudes é uma de suas atribuições.

Sair da versão mobile