Como funciona o cartão de crédito consignado?

O cartão de crédito consignado possui o limite calculado de acordo com a folha de pagamento do aposentado, pensionista ou servidor público.

O Cartão de Crédito Consignado é uma opção que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, ele é uma modalidade ainda pouco conhecido, ao invés do pagamento ser feito por meio de uma fatura, o pagamento é descontado direto da folha de pagamento, sendo assim, para a administradora o risco de inadimplência é menor e, em alguns casos, próximo a zero. Por conta disso esses cartões costumam oferecer isenção de taxas e juros reduzido.

Os cartões consignados são os que possuem a menor taxa de juros do mercado, sendo que a maioria também é livre de anuidade.

Os cartões consignados costumam ser emitidos por financeiras, eles não podem ser adquiridos em bancos tradicionais. Geralmente essas empresas são especializadas na concessão de crédito para aposentados, pensionistas e servidores públicos.

Alguns cartões consignados possuem pagamento fixo. Por exemplo, o máximo que o titular poderá pagar de fatura por mês é 20% do valor do benefício, se gastar mais o valor restante será financiado com juros reduzido para o mês subsequente.

VANTAGENS DO CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO

  • A maioria não cobra anuidade;
  • Sem consulta ao SCPC ou SERASA
  • Pagamento da fatura é feito direto em folha de pagamento.
  • O limite é calculado de acordo com a margem da folha de pagamento do salário e/ou benefício.
  • Não precisa ter conta bancária junto a instituição emissora do cartão.
  • Taxa de juros reduzida.
  • Pode ser feito mesmo por pessoas com o “nome sujo”.
  • Alguns cartões cobram apenas uma porcentagem do seu salário/benefício e financiam o valor restante para o mês subsequente com juros reduzido.
  • Alguns cartões oferecem limite especial de empréstimo.

A desvantagem é que o pagamento é feito direto na folha de pagamento, sendo assim, não há opção para não pagar a fatura. Para quem é disciplinado, ter um cartão consignado pode ajudá-lo a economizar nos juros e também nas taxas bancárias. Esse produto só é ofertado para os aposentados, pensionistas e servidores públicos. Uma pessoa que não recebe pelo INSS e nem é servidor público, não consegue contratar esse tipo de produto pois não tem margem junto a essas instituições financeiras. Algumas empresas costumam dizer que só aceitam clientes que recebam por cartão magnético, mas o que elas querem dizer é que a pessoa tem que ser aposentado, pensionista ou servidor público para que seja possível o débito direto em folha de pagamento.